"Aproveite: Dicas, promoções e novidades no blog da ZAHRA."

terça-feira, 16 de agosto de 2016

6 Dicas de Como Evitar Varizes Naturalmente

Condição que atinge mais de 40 milhões de brasileiros – sendo 60% deles mulheres acima dos 50 anos -, as varizes são indesejadas não só do ponto de vista estético como também de saúde.

Confira então as 6 melhores dicas de como evitar varizes naturalmente:

1. Cuide do Peso

O sobrepeso pode vir acompanhado de uma série de complicações de saúde, entre elas o surgimento das varizes nas pernas.

Os quilinhos a mais não somente aumentam a pressão sobre os membros inferiores como também estressam o sistema circulatório como um todo, já que os vasos ficam frágeis e o coração passa a ter que trabalhar mais para poder levar sangue oxigenado para todo o corpo.

A gordura acumulada na região abdominal dificulta o trajeto de volta do sangue para o coração, favorecendo seu acúmulo das veias das pernas. 


2. Deixe de fumar

Além dos outros inúmeros malefícios que o tabagismo causa à saúde, o hábito de fumar ainda pode favorecer o surgimento de varizes. Isso porque algumas das inúmeras substâncias que compõem o cigarro, entre elas a nicotina, têm o potencial para aumentar a viscosidade do sangue. E quanto mais espesso o sangue em circulação, mais difícil se torna seu bombeamento de volta para o coração.

É importante lembrar também que a combinação do cigarro com a pressão alta pode causar o que os médicos chamam de Insuficiência Venosa dos Membros Inferiores, condição em que o sangue passa a ter dificuldade para retornar ao coração e passa a se depositar nas pernas, por exemplo. Com o passar do tempo, o sangue passa a se acumular nas veias, o que como já vimos causa as indesejáveis varizes.
Portanto, uma das dicas de como evitar varizes naturalmente é apagar o cigarro e controlar ao máximo os outros fatores de risco associados à condição, como a alimentação e o peso. 


3. Exercite-se

Além de cuidar da alimentação, movimentar-se é uma das melhores maneiras de prevenir o aparecimento das varizes. E os motivos para calçar o tênis são simples: exercícios como a caminhada e a corrida melhoram a circulação nas pernas e fortalecem a musculatura da panturrilha, dificultando o acúmulo de sangue nos membros inferiores.

E, além disso, a atividade física também contribui para a diminuição da pressão arterial, melhorando a saúde do sistema circulatório como um todo.

Combine exercícios leves de fortalecimento muscular com caminhadas e corridas, procurando fazer pelo menos 4 sessões semanais de exercícios.


4. Tome cuidado com os anticoncepcionais

Dados atuais sugerem que as mulheres estão iniciando o uso de anticoncepcionais cada vez mais cedo, resultando em décadas de alterações nos hormônios produzidos naturalmente pelo corpo.

O problema do uso prolongado de anticoncepcionais são as altas concentrações de estrógeno e progesterona do medicamento, hormônios que dilatam as veias e acabam por enfraquecer a parede dos vasos sanguíneos. Veias mais frágeis são mais suscetíveis à formação de varizes, já que a diminuição na resistência dos vasos dificulta a volta do sangue para o coração.

Para quem já tem histórico de varizes na família e utiliza anticoncepcionais, a dica mais importante é prestar ainda mais atenção aos outros fatores que podem provocar o problema, como o tabagismo, a má alimentação, tempo excessivo na mesma posição e o sedentarismo.

Também vale a pena conversar com seu médico sobre anticoncepcionais com um teor menor de estrógeno, ou então sobre outros métodos contraceptivos.


 5. Tenha bons hábitos alimentares

Os hábitos à mesa podem ser aliados -ou vilões – na luta contra as varizes. Enquanto alimentos ricos em gordura, sal e açúcar causam inflamações e podem levar ao enfraquecimento da parede dos vasos, aqueles ricos em fibras e vitamina C podem ter um efeito exatamente oposto.

Pesquisas têm ligado dietas pobres em fibras ao surgimento de varizes, e o consumo exagerado de sal eleva a pressão arterial e dificulta o retorno do sangue venoso.

Uma alimentação hipercalórica e pouco nutritiva ainda sobrecarrega o fígado, órgão que também filtra o sangue e remove as impurezas.

Quando obrigado a metabolizar regularmente álcool, gordura e carboidratos refinados, o fígado pode tornar-se cronicamente inflamado e eventualmente se degenerar, causando o acúmulo de sangue nas pernas. Isso ocorre porque, ao não conseguir passar de maneira eficiente pelo órgão, o sangue tende a permanecer alojado dentro das veias, dilatando os vasos e causando varizes.


6. Mude de posição

A humanidade nunca passou tanto tempo sentada, e o problema está tão grave que sentar está sendo considerado o novo “cigarro”, pelas consequências que o excesso de horas na mesma posição pode trazer à saúde.

Esse é mais um caso em que a gravidade atua de maneira negativa, pois ficar seis horas diárias com as pernas para baixo – e praticamente sem movimento – irá dificultar o bombeamento de sangue para o tórax e com o passar do tempo o sangue passará a se acumular nas pernas.

O mesmo problema ocorre quando ficamos em pé por longos períodos, já que a pressão da gravidade também dificulta a circulação. Para diminuir o risco do surgimento de varizes, caminhe por pelo menos dois minutos após ter permanecido por uma hora na mesma posição.

Caso não seja possível caminhar, eleve as panturrilhas (fique na ponta dos pés) 20 vezes seguidas, contraindo o músculo para estimular o envio de sangue para o coração.

Outra dica para de como evitar varizes quem permanece sentado por longos períodos é utilizar um suporte para os pés (como na imagem abaixo), de maneira a diminuir a pressão sobre as pernas e melhorar a circulação.

Fonte: Mundo boa forma

Visite nosso site. Venha nos fazer uma visita ou agende um horário pelo (11) 5096-0610

Abraços,
Equipe ZAHRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário